domingo, 22 de janeiro de 2012

Ato contra maus-tratos a animais reúne milhares de pessoas


RIO DE JANEIRO
A manifestação aconteceu neste domingo (22), em Copacabana, na Zona Sul. Segundo organizadores, movimento acontece em cidades de todo o mundo. Centenas de pessoas se reuniram na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na manhã de domingo (22) em uma manifestação que luta contra os maus-tratos a animais. O protesto, segundo os organizadores, acontece simultaneamente em dezenas de cidades por todo o mundo. Os organizadores explicam que o movimento tem como objetivo pedir mudanças na atual legislação, e com o título “Crueldade Nunca Mais” a manifestação pretende chamar a atenção de toda a população sobre a impunidade para os crimes cometidos contra os animais.
Mesmo com o sol forte, Renata Ferreira, de 35 anos, deixou o Méier, na Zona Norte, com suas quatro cadelas para protestar pelos animais. “Moro em uma casa e tenho quatro cachorros e um gato. É uma paixão que tenho desde criança. Acho importante essa manifestação, por isso estamos todos aqui hoje”, contou. Segundo uma das organizadoras da manifestação, o movimento começou através do Facebook. A partir de então, muitas cidades apoiaram a idéia e organizaram manifestações. “É um protesto nacional e internacional. Outros lugares do Rio estão fazendo, como Niterói, na Região Metropolitana, e Teresópolis, na Região Serrana. Mas também cidades como Nova York, San Diego e Londres”, afirmou Paula Coutinho. Paula acredita que a lei atual é branda e não pune devidamente quem comete crimes contra animais. “Não acredito que os casos de maus-tratos tenham aumentado, mas com certeza os casos estão sendo mais divulgados”, comentou.

SÃO PAULO
Avenida Paulista tem ato contra maus-tratos a animais. De acordo com a PM, de 6 mil a 7 mil pessoas participam do protesto. Manifestantes pedem punição a quem comete crueldade contra animais
Cerca de 7 mil pessoas, segundo a Polícia Militar, participaram na manhã deste domingo (22) de uma manifestação na Avenida Paulista, em São Paulo, contra maus-tratos aos animais, pedindo mudanças na legislação atual para que puna com mais rigor esse tipo de crime. A organização do evento "Crueldade Nunca Mais", que ocorre de forma simultânea em diversas cidades do país, estimou em quase 10 mil pessoas o público na Paulista. Também ocorreram maifestações no Rio, Paraná, Distrito Federal, Fortaleza, Campo Grande, Manaus, Belo Horizonte, neste domingo, e em Goiânia, no sábado (21).
A caminhada na Paulista foi realizada por volta das 11h e saiu do Masp com sentido à Avenida Consolação. Muitos dos manifestantes levaram cachorros para o ato, que pediu leis com punições mais rigorosas para quem maltratar animais. Um deles era o promotor de eventos Marcus Rosa, que estava com dois dos seus cães. "Eu decidi participar porque quem maltrata animais não pode ficar impune. Ter um animal em casa é uma opção. Não quer cuidar, não precisa ter", disse ele.

BELO HORIZONTE
Protesto em defesa dos animais reúne centenas de pessoas em BH. Organização estima de 500 pessoas participaram do ato na capital mineira. Cartazes e máscaras representaram o pedido pelos direitos dos animais.
Cerca de 500 pessoas estiveram presentes na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, para o protesto nacional “Crueldade Nunca Mais”, pela defesa do direito dos animais, neste domingo (22). De acordo com o Movimento Mineiro pelos Direitos dos Animais, a intenção do protesto é reunir 1,5 milhão de assinaturas em todo o Brasil para pedir a criação de uma lei que puna o mau-trato contra animais. O ato também foi realizado neste domingo (22) em São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza, Curitiba, Manaus e em Campo Grande. No sábado (21), o movimento foi feito em Goiânia.
Segundo Adriana Cristina Araújo, do movimento mineiro, a reivindicação vale para qualquer tipo de mau-trato e violência contra animais, como o confinamento em gaiolas, rinhas de aves, venda de espécimes e a participação deles em espetáculos populares, como circos. Adriana ressalta que o protesto é pacífico, mas tem tom político.

Fonte: G1 - 22/01/2012 11h37 - Atualizado em 22/01/2012 12h00 
Fotos: Anida - Associação Nacional de Implementação dos Direitos dos Animais

2 comentários:

Janaina Santos disse...

Eu estava lá e achei a manifestação emocionante! Espero que este seja um "primeiro passo" para a conquista de direitos dos animais que já existem "no papel" (leis), mas na prática as coisas não funcionam como deveriam funcionar. É também importante lembrar que as punições previstas nas leis existentes são muito brandas, não intimidando desta forma os criminosos. Para que o nosso país evolua e cresça inclusive no âmbito da educação, precisamos de valorizar mais ainda o ser humano e os animais, nossos irmãos.

Janaina Santos disse...

Amigos protetores do Campo de Santana,
Nosso grupo, Entre Gatos E Cães, convida vocês para apreciarem as 83 fotos da Manifestação nacional contra a crueldade com animais, no RJ, dia 22/01/2012, em nosso perfil no Facebook. O link para o referido álbum de fotografias é o http://www.facebook.com/media/set/?set=a.211083088982788.45555.100002432948960&type=1

Esperamos que vocês gostem!!

Um forte abraço e boa semana!!

Janaina Santos

Postar um comentário