
RIO DE JANEIRO
A manifestação aconteceu neste
domingo (22), em Copacabana, na Zona Sul. Segundo organizadores, movimento
acontece em cidades de todo o mundo. Centenas de pessoas se reuniram
na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na manhã de domingo (22) em uma
manifestação que luta contra os maus-tratos a animais. O protesto, segundo os
organizadores, acontece simultaneamente em dezenas de cidades por todo o mundo. Os organizadores explicam que o
movimento tem como objetivo pedir mudanças na atual legislação, e com o título
“Crueldade Nunca Mais” a manifestação pretende chamar a atenção de toda a
população sobre a impunidade para os crimes cometidos contra os animais.
Mesmo com o sol forte, Renata
Ferreira, de 35 anos, deixou o Méier, na Zona Norte, com suas quatro cadelas
para protestar pelos animais. “Moro em uma casa e tenho quatro cachorros e um
gato. É uma paixão que tenho desde criança. Acho importante essa manifestação,
por isso estamos todos aqui hoje”, contou. Segundo uma das organizadoras da
manifestação, o movimento começou através do Facebook. A partir de então,
muitas cidades apoiaram a idéia e organizaram manifestações. “É um protesto
nacional e internacional. Outros lugares do Rio estão fazendo, como Niterói, na
Região Metropolitana, e Teresópolis, na Região Serrana. Mas também cidades como
Nova York, San Diego e Londres”, afirmou Paula Coutinho. Paula acredita que a lei atual é
branda e não pune devidamente quem comete crimes contra animais. “Não acredito
que os casos de maus-tratos tenham aumentado, mas com certeza os casos estão
sendo mais divulgados”, comentou.
SÃO PAULO
Avenida Paulista tem ato contra
maus-tratos a animais. De acordo com a PM, de 6 mil a 7 mil pessoas participam
do protesto. Manifestantes pedem punição a quem comete crueldade contra animais
Cerca de 7 mil pessoas, segundo a
Polícia Militar, participaram na manhã deste domingo (22) de uma manifestação
na Avenida Paulista, em São Paulo, contra maus-tratos aos animais, pedindo
mudanças na legislação atual para que puna com mais rigor esse tipo de crime. A
organização do evento "Crueldade Nunca Mais", que ocorre de forma
simultânea em diversas cidades do país, estimou em quase 10 mil pessoas o
público na Paulista. Também ocorreram maifestações no Rio, Paraná, Distrito
Federal, Fortaleza, Campo Grande, Manaus, Belo Horizonte, neste domingo, e em
Goiânia, no sábado (21).
A caminhada na Paulista foi
realizada por volta das 11h e saiu do Masp com sentido à Avenida Consolação.
Muitos dos manifestantes levaram cachorros para o ato, que pediu leis com punições
mais rigorosas para quem maltratar animais. Um deles era o promotor de eventos
Marcus Rosa, que estava com dois dos seus cães. "Eu decidi participar
porque quem maltrata animais não pode ficar impune. Ter um animal em casa é uma
opção. Não quer cuidar, não precisa ter", disse ele.
BELO HORIZONTE
Cerca de 500 pessoas estiveram
presentes na Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, para o
protesto nacional “Crueldade Nunca Mais”, pela defesa do direito dos animais,
neste domingo (22). De acordo com o Movimento Mineiro pelos Direitos dos
Animais, a intenção do protesto é reunir 1,5 milhão de assinaturas em todo o
Brasil para pedir a criação de uma lei que puna o mau-trato contra animais. O
ato também foi realizado neste domingo (22) em São Paulo, Rio de Janeiro,
Fortaleza, Curitiba, Manaus e em Campo Grande. No sábado (21), o movimento foi
feito em Goiânia.
Segundo Adriana Cristina Araújo,
do movimento mineiro, a reivindicação vale para qualquer tipo de mau-trato e
violência contra animais, como o confinamento em gaiolas, rinhas de aves, venda
de espécimes e a participação deles em espetáculos populares, como circos.
Adriana ressalta que o protesto é pacífico, mas tem tom político.
Fonte: G1 - 22/01/2012 11h37 - Atualizado em 22/01/2012 12h00
Fotos: Anida - Associação Nacional de Implementação dos Direitos dos Animais


2 comentários:
Eu estava lá e achei a manifestação emocionante! Espero que este seja um "primeiro passo" para a conquista de direitos dos animais que já existem "no papel" (leis), mas na prática as coisas não funcionam como deveriam funcionar. É também importante lembrar que as punições previstas nas leis existentes são muito brandas, não intimidando desta forma os criminosos. Para que o nosso país evolua e cresça inclusive no âmbito da educação, precisamos de valorizar mais ainda o ser humano e os animais, nossos irmãos.
Amigos protetores do Campo de Santana,
Nosso grupo, Entre Gatos E Cães, convida vocês para apreciarem as 83 fotos da Manifestação nacional contra a crueldade com animais, no RJ, dia 22/01/2012, em nosso perfil no Facebook. O link para o referido álbum de fotografias é o http://www.facebook.com/media/set/?set=a.211083088982788.45555.100002432948960&type=1
Esperamos que vocês gostem!!
Um forte abraço e boa semana!!
Janaina Santos
Postar um comentário